O que não pode faltar em uma franquia?

23 Fevereiro, 2017

Não importa quantos ou quais canais de comercialização sua franquia escolherá comercializar, seja loja física, loja virtual, quiosque, store in store, bike, truck, etc., o que é fundamental ter em todas elas, é a padronização.

Isso é, todos esses locais de contato entre shopper (seu cliente; aquele que compra) e a sua marca devem gerar a mesma experiência de compra. Assim comprando em casa, na loja de rua em Juiz de Fora, ou em um shopping em Belo Horizonte a experiência deve ser a mesma. Em todos esses locais, por meio dos elementos decorativos, cores, formas, som e cheiro o seu cliente deve conseguir perceber os valores da sua marca. Ao ponto que em caso de grande amadurecimento da marca, nós poderíamos tirar todas as placas e sinalizações que indiquem o nome da loja, e mesmo assim os shoppers conseguiriam saber em que loja estão entrando.  Esse é o grande desafio de toda franquia: tornar -se único e memorável.

Vamos fazer um teste? Você saberia dizer quais são os nomes dessas franquias?

FRANQUIA 1

FRANQUIA 2

FRANQUIA 3

Fácil, né? Assim como essas poderíamos colocar várias outras que boa parte das pessoas acertariam ou pelo menos se lembrariam de já ter visto uma. Isso porque, essas marcas construíram identidades visuais de personalidade e imprimiram em seus PDV (pontos de venda).

Para que ficou na dúvida, segue abaixo as respostas:

Franquia 1: Subway. Segunda maior franquia em relação ao número de lojas no Brasil em 2015, fonte ABF.

Franquia 2: Cacau Show. Terceira maior franquia em relação ao número de lojas no Brasil em 2015, fonte ABF.

Franquia 3: Chilli Beans.

Esse texto foi escrito por nós e faz parte da série Be - à - bá do franqueador, disponível no site www.franquiaperfeita.com.br


COMPARTILHAR


Comentários

Nenhum comentário feito.


Faça seu comentário:







COMPLLETA-DESIGN - Todos os Direitos Reservados © 2018